Música é o remédio da alma

Música é o remédio da alma
A MÚSICA LEVA VOCÊ ONDE QUIZER

FECHE OS OLHOS E VEJA ONDE ELA TE LEVA

VOCÊ PODE SAIR DE ONDE ESTÁ AGORA E VIAJAR PELOS LUGARES MAIS DISTANTES QUE SUA MENTE POSSA LEVÁ-LO APENAS ESCUTANDO QUALQUER MÚSICA DE SEU GOSTO.
É ELA QUEM TE FAZ SENTIR OS MAIS DIVERSOS SENTIMENTOS E VOCÊ CONSEGUE ISSO APENAS FECHANDO OS OLHOS E SE CONCENTRANDO NO QUE ESTÁ OUVINDO.

FAÇA ISSO AGORA !!!

ESPAÇO DO ALUNO

Este espaço foi criado devido algumas surpresas que tenho durante as aulas com alguns alunos que se destacam com atividades simples, que com seu jeito fazem uma grande obra.

VEJA LOGO ABAIXO A APRESENTAÇÃO DO ALUNO MICAEL !!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012


Os sons e o cérebro

Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de escutar. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os outros barulhos do organismo) e reconhece a voz dela. E reage a esses estímulos, virando a cabeça, chutando ou mexendo os braços, além de ficar com o coração batendo mais rápido. O bebê nasce, cresce, tornase adulto e os sons continuam a provocar essas e outras reações mais sofisticadas: eles evocam memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e movimentam.  
Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras. Assim surgiu a música. Em sua origem, ela era usada para venerar a natureza e os deuses e para conectar o ser humano com forças maiores, envolvendo realidade, magia e crenças. Até hoje ela é responsável pela criação dos mais diferentes sentidos e significados.

Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isso acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.
Por isso, o pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a lógicomatemática e a lingüística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música.

A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação - como pode ser observado na linha do tempo deste pôster. As imagens de instrumentos e os diversos ritmos e notações musicais podem ser relacionados com outras manifestações culturais, como a dança e o teatro, e permitem uma análise global da evolução do pensamento humano e suas manifestações.

SE VOCÊ GOSTOU DESTE ARTIGO PODE CONFERIR MAIS NO SITE  revistaescola.abril.com.br !!!

Fonte: revistaescola.abril

Nenhum comentário: