Música é o remédio da alma

Música é o remédio da alma
A MÚSICA LEVA VOCÊ ONDE QUIZER

FECHE OS OLHOS E VEJA ONDE ELA TE LEVA

VOCÊ PODE SAIR DE ONDE ESTÁ AGORA E VIAJAR PELOS LUGARES MAIS DISTANTES QUE SUA MENTE POSSA LEVÁ-LO APENAS ESCUTANDO QUALQUER MÚSICA DE SEU GOSTO.
É ELA QUEM TE FAZ SENTIR OS MAIS DIVERSOS SENTIMENTOS E VOCÊ CONSEGUE ISSO APENAS FECHANDO OS OLHOS E SE CONCENTRANDO NO QUE ESTÁ OUVINDO.

FAÇA ISSO AGORA !!!

ESPAÇO DO ALUNO

Este espaço foi criado devido algumas surpresas que tenho durante as aulas com alguns alunos que se destacam com atividades simples, que com seu jeito fazem uma grande obra.

VEJA LOGO ABAIXO A APRESENTAÇÃO DO ALUNO MICAEL !!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Ensino de música nas escolas


Partituras musicais e instrumentos já podem fazer parte da lista de material escolar do seu filho. E não estranhe se ele estiver praticando percussão e argumentar que é lição de casa. O ensino de música, tão importante para o estímulo da criatividade infantil, tornou-se novamente obrigatório nas escolas. Sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei nº 11.769 passou a valer para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras, que têm, a partir de então, 3 anos para adaptar seu currículo na área de artes. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que determina o aprendizado de arte, mas não especifica o conteúdo. 


O ensino de música já fez parte dos currículos escolares, mas foi retirado na década de 1970. O projeto de lei para o retorno dessa disciplina foi proposto pela senadora Roseana Sarney e surgiu com a mobilização do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP), formado por 86 entidades, como universidades, associações e cooperativas de músicos. O objetivo não é formar músicos profissionais, mas sim, reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para o desenvolvimento e a sociabilidade das crianças. Sandra Peres, do grupo Palavra Cantada, acha a decisão bastante válida, mas questiona a maneira com que a música será ensinada nas escolas. "O que realmente vai fazer diferença é a maneira com que as escolas despertarão o apreço das crianças pela música", diz. O importante, portanto, é que as aulas sejam baseadas na proximidade com o universo infantil. "Até 5 ou 6 anos de idade, o ideal é que elas tenham uma iniciação musical e sejam apresentadas a diferentes instrumentos musicais, para que, mais tarde, descubram de qual elas mais gostam", afirma Sandra. 
Lula vetou o artigo que previa a formação específica de professores na área musical para ministrar a disciplina. A justificativa é que a música é uma prática social e, no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou oficial na área e que são reconhecidos nacionalmente. Paulo Gomes é professor de iniciação musical na Escola Estilo de Aprender e concorda que a formação superior em música não é o principal para definir um bom músico. "O importante é que o professor saiba passar conhecimentos teóricos e práticos para os alunos. E no momento de contratá-lo, cabe à escola verificar se ele se adapta à proposta curricular", diz.




Nenhum comentário: